EXPLOSÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO - TEMA 3 - PLATAFORMAS DIGITAIS, AMBIENTES DIGITAIS VIRTUAIS 3D, REDES SOCIAIS E JOGOS DIGITAIS
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O encerramento das escolas trouxe à ribalta a procura de plataformas digitais. Durante os dois momentos de encerramento das escolas, "as plataformas digitais passaram a ser autênticas escolas no mundo virtual ficando a
sua eficácia dependente de vários fatores, como por exemplo, a literacia digital" (Lopes&Gomes, 2020, p. 118), a capacitação tecnológica de professores e alunos ou a existência de equipamentos e conetividade.
Num curto período de tempo, as escolas souberam dar a resposta e adotar uma ou várias plataformas digitais, como "forma de tornar o ensino mais dinâmico ao combinar formatos diferentes num mesmo espaço" (Lopes&Gomes, 2020, p. 111).
No regresso ao ambiente físico, urge não "deixar cair" as aprendizagens realizadas, transformando-as num enorme apagão, mantendo em cada professor e aluno a perspetiva que as "plataformas oferecem uma panóplia de possibilidades, recursos e ferramentas enriquecendo a experiência dos alunos: vídeo, animações, fórum, chat, testes,
avaliações entre outras."(Lopes&Gomes, 2020, p. 111).
As plataformas digitais já existem há algum tempo e têm sido utilizadas de forma pontual mediante a necessidade das entidades a que elas recorrem. São excelentes recursos para a educação uma vez que possibilitam organizar e gerir de forma integral aulas/formações à distância ou ainda para apoiar alunos dos mais diversos níveis de ensino, que por motivos diversos não podem participar num ensino presencial. Nas suas mais variadas valências podem utilizar-se para transmitir conteúdos e atividades, acompanhar o trabalho de alunos, resolver dúvidas e criar espaços de comunicação interativa, avaliar progressos dos alunos. Para além disso, também são úteis para criar espaços de discussão e trabalho para grupos de investigação, implementar comunidades virtuais e redes de aprendizagem em torno de temas de interesse comum. (Lopes&Gomes, 2020, p. 111).
Neste tema deambulámos por plataformas que desconhecia:
e vou ensaiando mentalmente experiências de aprendizagem...
com textos e obras de arte para discutir - Hypothes.is
com vídeos, em particular do SmartHistory para comentar e debater - VideoAnt
e experiências imersivas no Second Life. Neste reconheço temer a reação de Encarregados de Educação face a notícias como
apesar de literatura reconhecer a sua potencialidade educativa em situações de aprendizagem com recurso ao SL
“Em todas as aulas
assistidas, independentemente do conteúdo ou tipo ou nível da aula, os alunos
revelaram-se: intervenientes, criativos, empenhados, entusiásticos, atentos.” (Bettencourt & Abade, 2007, citado por Zagalo&Pereira, s/d, p. 160).
Em tempo de maioridade - fez 18 anos no passado dia 23 de junho - chego agora ao SL e não refuto a sua possibilidade pedagógica em situações de:
recriação histórica
role play
percurso históricos virtuais
exposições
O caminho para e na educação digital passa pela exploração de ambientes virtuais de aprendizagem em plataformas digitais que possibilitem experiências de aprendizagem diversificadas.
Lopes, N.& Gomes, A. (2020). O “Boom” das
plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma
experiencia do E@D no ensino superior.
Revista Practicum, 5(1), 106-120. 10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9833.
Zagalo, N.&Pereira, L. (s/d). Ambientes Virtuais e Second Life. Encontro sobre Web 2..Obtido de https://core.ac.uk/download/pdf/55641994.pdf.
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